terça-feira, 18 de junho de 2013

SERROLANDIA REALIZA MOBILIZAÇÃO CONTA VIOLÊNCIA AO IDOSO






Na manhã desta terça-feira(18), dezenas de idosos participaram da mobilização realizada pelo CRAS e pelo PETI com passeata nas ruas de Serrolandia, lembrando do dia 15 de Junho, Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa.
Com direito a distribuição de panfletos educativos, carro de som, músicas, além de palestras no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, proferidas pela secretária de Assistência Social que relatou sobre o Dia a Dia dos idosos, de alguns dados recentes do município e também a assistente social do CRAS – Rosemary; relatando de algumas leis, direitos e deveres das pessoas com 65 anos ou mais, dicas de saúde e alguns fones de contato para possíveis denúncias de maus tratos conta idosos.
Os idosos são pessoas que geralmente tem uma maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, morais, sociais, abandono e exploração financeira são denúncias mais comuns nas delegacias especializadas. Só no Brasil, dois milhões de idosos são vítimas de agressões todos os anos. E infelizmente a violência, geralmente, vem de quem deveria cuidar deles. A qualquer momento, se você presenciar algum abuso ou violência contra quem ultrapassou a casa dos 65 anos, denuncie. Isso pode ser feito através do Disque Direitos Humanos, o Disque 100.
Além da coordenação do CRAS e do PETI, Participaram da mobilização também o Conselho Tutelar, Guardas Municipais, Enfermeiros, Agentes de Saúde, Psicóloga, STTR, Secretárias e o Vice prefeito Missa que relatou da importância dos cuidados e do amor que necessita os mais velhos, além de sugerir o “Abraço Amigo”, onde todos se abraçaram, finalizando com um lanche saboroso e rico em nutrientes e com um sorriso no rosto de cada um presente neste dia.
As pessoas idosas têm direito de ir e vir com segurança e tranquilidade, direito à vida, ao lazer, à cultura, ao trabalho, à cidadania, à dignidade e ao respeito, Respeitar esse direito é um ato de Cidadania.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

MUNICIPAL 2013 - RETA FINAL

No próximo sábado, 08 de junho de 2013 ás 15:30 no Estádio Waldetrudes Carneiro de Magalhães pelo Campeonato Serrolandense de Futebol jogam, Botafogo X Força Jovem.
   Venha torcedor amigo, lotar o carneirão neste Sábado, é bola na rede, é golaço pra você, venha prestigiar o melhor campeonato da região.
                     FORÇA JOVEM - VÁRZEA DO POÇO                                                      X
                       BOTAFOGO - SALAMIM



Foto / Marquinhos Cerqueira
Divulgação / Marquinhos Cerqueira
Redação / Álete Meneses
 
CAMPEONATO MUNICIPAL DE SERROLANDIA VERSÃO 2013. 
REALIZAÇÃO: COMISSÃO DE ESPORTE.
APOIO: LIGA DESPORTIVA SERROLANDENSE E PREFEITURA MUNICIPAL DE SERROLANDIA - GOVERNO JUNTOS FAREMOS MAIS.
 
VALORIZAR O ESPORTE É PROMOVER CIDADANIA.

SERROLANDIA FAZ CAMINHADA EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE





SERROLANDIA COMEMORA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.
As secretarias de assistência social e de educação, através do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do CRAS (Centro de Referência de assistência social), fizeram uma mobilização nesta Sexta Feira (7) com passeata pelas ruas da cidade incentivando a população sobre a importância e os cuidados que devemos ter durante o dia a dia para vivermos um meio ambiente protegido e limpo.
Com dicas de economia de energia e de água, músicas, poesias, distribuição de panfletos educativos e paradas estratégicas, os alunos se expressaram e deram um verdadeiro show de cidadania. O dia  do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de Junho em todos os cantos do planeta.
Nos dias de hoje, é importante reaprender hábitos e evitar e desperdício. Segundo estudos, apenas 2,5% da água do planeta é doce e, com o aumento cada vez maior da população mundial, esse número diminui cada vez mais. 
 Veja 10 dicas para economizar água:

1 - Banho Rápido; Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

2 – Escovando os dentes; Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água. Então, o ideal é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

3 -  Torneira Fechada; Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

4 -  Lavando Louça;  Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxague tudo de uma só vez.

5 - Lavando o carro ou a moto;  Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use o balde.

6 -  Jardim; Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30  minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.
5 de Junho, dia Mundial do Meio Ambiente, cuide, preserve, recicle, reutilize, plante, reduza seu lixo.

Ascom Serrolandia – Pedro Filho